Projeto 2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL – DEB

ANEXO II

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID

DETALHAMENTO DO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA. (ATUALIZADO EM MARÇO DE 2017).

1. Dados de Identificação

Título do subprojeto: PIBID de Geografia na Escola Básica Municipal Batista Pereira.

Área do Subprojeto: Geografia

Coordenador de Área do Subprojeto: Orlando Ednei Ferretti

CPF: 791821359-91

Departamento/Curso/Unidade: Metodologia de Ensino/Geografia/Centro de Educação

Endereço residencial: Rua José Feliciano Karaseck 51. Bairro Saco dos Limões.

CEP: 88040-660

Telefone: (48) 32346633 (res.) 3721-8592 (UFSC) 96161395 (celular).

E-mail: orlando.ferretti@ufsc.br

Link para o Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=P888298

2. Estrutura do subprojeto

Número de licenciandos: 05

Número de supervisores: 02 (com um professor voluntário).

Escola: COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC

3. Níveis e modalidade de ensino envolvidos no subprojeto: Ensino Fundamental e Médio

4. Professora supervisora: Sandra Mendonça (CA/CED/UFSC)

5. Apresentação da proposta e Objetivos específicos

A proposta do PIBID em Geografia para 2017 dá continuidade as atividades que já vem ocorrendo desde o ano de 2015 junto ao Colégio de aplicação da UFSC, construída em consonância com os projetos existentes na Escola, o Nós Propomos (ensino médio) e o Pés na Estrada (com os 9º anos). Os pibidianos oferecem atendimento e orientação aos estudantes, sobre os temas dos projetos, bem como a questões da disciplina de Geografia, na sala e em contra turno. Também tem oferecido oficinas junto ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE). Além de atender ao Colégio de Aplicação, no segundo semestre de 2017 se realizarão oficinas também com turmas do ensino médio de escolas da rede estadual de educação.

Objetivo Geral

Aproximar os bolsistas das atividades escolares e do cotidiano do trabalho do professor de Geografia, em especial de um projeto de aplicação de metodologia de pesquisa no ensino.

Objetivos Específicos da Área de Geografia

  • Aprimorar a formação acadêmica de graduandos do curso de licenciatura em Geografia da UFSC;

  • Proporcionar ao discente o contato com o espaço profissional em que exercerá sua atividade, em etapas que possibilitam a compreensão das diversas dimensões do ensino;

  • Contribuir para a discussão e melhorias no ensino de geografia da rede pública de ensino, em especial do Colégio de Aplicação da UFSC e outras escolas públicas da rede estadual;

  • Articular a prática pedagógica em geografia com a pesquisa na escola e no espaço de inserção da mesma;

  • Contribuir para uma melhor valorização do trabalho do docente da escola básica, com ênfase ao professor e orientador da escola participantes do projeto;

  • Articular cursos e oficinas para estudantes.

  • Construir articulação entre projeto de ensino e pesquisa nas escolas.

6. Ações Previstas e Justificativas

1. Seleção dos bolsistas para o PIBID

Continuaram os cinco bolsistas de Iniciação à Docência que participaram do projeto em 2016.

2. Reunião com os professores orientadores (supervisores) na escola.

Planejamento das atividades e encaminhamentos do projeto e adequação do laboratório de geografia (semanal do supervisor com os estudantes).

3. Reunião da equipe de trabalho para planejamento das atividades do semestre, que respeitará o calendário escolar.

As reuniões de planejamento devem incluir o calendário da escola com suas atividades, bem como se adaptar as datas de eventos e atividades propostas pelo Colégio de Aplicação. (uma vez por semana).

4. Grupos de estudo

Grupo de estudo semanal com debate de textos que são referência no ensino, e em destaque na tendo o enfoque sobre a metodologia de pesquisa no ensino.

5. Oficinas de formação para os bolsistas de iniciação a docência.

As oficinas desempenharam papel fundamental no PIBID de Geografia, estão previstas oficinas que serão ministradas ao longo do ano por estudantes de graduação e pós-graduação, professores das redes públicas e professores da UFSC.

As oficinas para 2017 são:

  • cartografia social

  • produção de materiais didáticos para o ensino de Geografia como stop motion,

  • roteiro de trabalho de campo na cidade.

6. Inserção dos bolsistas nas escolas

Participação dos bolsistas em sala durante aulas de geografia, reuniões, formação continuada etc. O professor na escola deve envolver/convidar os alunos nas atividades gerais da escola (08 horas por semana na escola)

7. Participação na elaboração de atividades de planejamento das aulas.

Participação dos alunos bolsistas na elaboração do planejamento com o professor (professores) de geografia. Colocar o aluno em contato com a criação da estrutura que embasará o ensino de geografia. Nesse sentido o papel do professor orientador na escola é fundamental. (atividade semanal).

8. Participação na elaboração, aplicação e correção de avaliações

A participação nas avaliações, desde o planejamento até sua aplicação e verificação é fundamental para a compreensão dos processos de ensino. Isso pode ser realizado em uma turma especifica para observar o crescimento/amadurecimento dos processos. Isso pode ser feito, por exemplo, com um grupo de controle dentro de uma mesma turma para análise. Nesse sentido, o professor orientador na escola é responsável diretamente pela atividade de participação na elaboração e correção das atividades. (atividade semanal)

9. Participação efetiva nas atividades educativas da escola.

Participação nas atividades e eventos promovidos pela escola, como festivais, feiras etc. abertas a comunidades escolar. (conforme calendário da escola)

10. Utilização do Laboratório de Geografia para acompanhamento de alunos com dificuldades de aprendizagens em conteúdos Geográficos.

Utilização do laboratório de geografia e do LIFE. O professor orientador na escola deve orientar os alunos ID no acompanhamento dos trabalhos de orientação aos estudantes do ensino fundamental. (atividade semanal)

11. Alimentação da página do PIBID

O PIBID de Geografia possui página on line, por isso há proposição de seja alimentado pelos bolsistas, tratado de apresentar atividades desenvolvidas, informações e tema da geografia e da própria escola. http://pibidgeografia.paginas.ufsc.br/

12. Integração com demais professores da escola com a proposição de oficinas e grupos de estudos.

Os alunos bolsistas devem participar de reuniões na escola, em especial daquelas com o grupo de professores de geografia, quando possível. (em especial na participação nas reuniões do projeto Nós Propomos)

13. Participação em eventos de socialização das atividades do PIBID.

Produção de textos e apresentações para avaliações internas do PIBID institucional da UFSC. (participação prevista para o segundo semestre de 2017).

14. Apresentação dos resultados do Projeto em eventos.

Participação em eventos de geografia, ensino de geografia, eventos regionais e outros.

15. Produção do Relatório Semestral de Atividades de cada membro da equipe de trabalho e apresentação em seminário do PIBID de Geografia.

Cada bolsista produz um relatório semestral de sua participação e avaliando o trabalho do grupo e do projeto. O relato é apresentado além de texto para os colegas em seminário público.