Documento do Fórum Nacional do PIBID.
INFORME No 08/2015
30/10/15
PIBID EM PAUTA NO SENADO FEDERAL
A Comissão de Educação do Senado Federal aprovou requerimento de autoria da Senadora Fátima Bezerra para a Audiência Pública sobre o PIBID e a Política Nacional de Formação de Professores. O ato pretende qualificar a discussão acerca de um dos pontos cruciais da qualidade da educação, a formação de professores. Os senadores deverão estar “na escuta” até que se defina, claramente, qual a responsabilidade do governo com a formação dos profissionais do ensino, sem deixar de correlacionar outros fatores igualmente relevantes, como as condições de trabalho, salário e carreira.
A Audiência no Senado é oportuna, visto que o Fórum segue atento ao “humor” do governo e das pessoas que respondem (ou deveriam responder) pelo PIBID. Estamos nos aproximando do final de ano, com uma situação financeira mais grave do que a de 2014, quando tivemos o dramático atraso no pagamento das bolsas. Em novembro e dezembro de 2015, os recursos para pagamento das bolsas estão assegurados? Corremos o risco de sofrer atrasos? O que está sendo feito para evitar que, pelo segundo ano consecutivo, faltem os recursos de custeio a serem repassados para as IES? E para 2016, o orçamento para a manutenção do PIBID está assegurado no PLOA? São muitas perguntas e nenhuma resposta, pior, nenhum diálogo com o Presidente da CAPES que, mesmo a serviço de um dos mais sólidos e respeitados órgãos do Estado brasileiro, sequer responde aos pedidos de audiência com o FORPIBID, desautoriza diretores e funcionários a prestarem esclarecimentos e minimiza o papel do Conselho Técnico Científico CTC da Educação Básica, que sequer foi convocado este ano.
Esperar que o descalabro se agrave ou sedimentar as conquistas e avançar? Tomando posição, o FORPIBID conclama a todos a ampliar a mobilização. Cada dia de resistência à precarização do PIBID é uma conquista, um modo de fortalecer a parceria entre IES e escolas públicas, de dar visibilidade e valorizar o trabalho docente, de apontar novas perspectivas de formação que podem atrair e manter os mais jovens para optar e abraçar essa carreira .
Antecedendo à Audiência, serão realizadas atividades com o objetivo de ampliar e consolidar a mobilização. De 22 a 30 de outubro ocorrerão reuniões regionais, de 03 a 10 de novembro ocorrerão reuniões estaduais do Fórum e em 18 de novembro correrá
reunião do Diretório Nacional, fechando, assim o ciclo de planejamento de ações integradas, entre elas:
1. Assinatura petição pública na internet, em prol da política nacional de formação de professores, envolvendo outros coletivos, a exemplo Renafor, Parfor etc.
2.Ampliação da participação na mídia;
3. Solicitação aos parlamentares que façam uma convocação do Presidente da CAPES e do
Ministro de Educação para que nos digam qual é o futuro do PIBID;
- Aprovação de cartas/manifestos ao final dos eventos regionais do PIBID;
- Solicitação às escolas parceiras de uma carta manifestando o impacto do Pibid, nas quais odiretor destacaria o que o PIBID produziu e em que tem contribuído para a melhoria das
atividades didáticoescolares;
- Ampliação do contato com Deputados Federais que não estiveram na Audiência da Câmarados Deputados, informandoos sobre o movimento do FORPIBID e solicitando seu apoio, com uso de ofício Circular do FORPIBID, com dados sobre o Programa e problemas enfrentados;
- Manutenção da atividade “PIBID na Praça”.Com a finalidade de sistematizar dados mais consistentes sobre PIBID a serem apresentados na Audiência no Senado, algumas medidas vêm sendo planejadas pelo Fórum. Estamos organizando um levantamento de dissertações, teses e TCCs concluídos e em andamento. Também pretendemos ampliar a discussão, com a realização de uma webconferência temática para que os CIs possam apresentar relatos de experiência acerca do acompanhamento de egressos. Alem disso, o Fórum iniciou diálogo com a pesquisadora Marli André que já vem analisando a trajetória profissional dos egressos do PIBID e será apresentado aos CIs. Por último, é importante que, em cada IES, o assunto seja tratado junto às Reitorias, sendo incluídas como parte da política institucional.
Reforçamos, por último, a importância da ação articulada em defesa da manutenção e qualidade do PIBID. Para isso é fundamental a realização das reuniões regionais e estaduais, com a participação de todos os CIs, sendo que a frente de cada estado e por região, o FORPIBID conta com um representante eleito, preparado para mediar o diálogo. Desse modo, temos a oportunidade de construir juntos um movimento unificado, com ações estrategicamente pensadas e desenvolvidas, certos de que é possível (e necessário) valorizar o professor e sua formação, para que este atue como sujeito pleno da educação, transformandoa. Participe!
#AVANCAPIBID
DIRETÓRIO NACIONAL DO FORPIBID