PIBID 2012-2013 (EBM Batista Pereira & EBM Profª. Dilma Lúcia dos Santos).

PRIMEIRO PROJETO PIBID GEOGRAFIA (outubro de 2012 a junho de 2013): UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR COM A HISTÓRIA.

O projeto interdisciplinar elaborado para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID relaciona a formação de professores de História e de Geografia com a Educação Patrimonial.  Os bolsistas de iniciação à docência realizaram investigações de temáticas relacionadas com o patrimônio cultural e ambiental nas localidades da Armação e Ribeirão da Ilha visando a produção de materiais didáticos que associem tempo, espaço, paisagens e culturas para a construção de conhecimentos escolares que dialoguem com problemáticas e questões do cotidiano dos alunos de duas escolas: Escola Básica Municipal Professora Dilma Lúcia dos Santos e Escola Básica Municipal Batista Pereira.

localização escolas pibid

(Localização das escolas participantes do PIBID de Geografia e de História em 2012 e 2013).

 

Essa experiência possibilitou a inter-relação no processo de iniciação à docência dos estudantes entre a aprendizagem teórica dos conhecimentos históricos e geográficos e a prática pedagógica de operar com o conhecimento escolar das disciplinas de História e Geografia.
Agenciar o patrimônio cultural e ambiental para planejar, organizar e sistematizar múltiplas estratégias pedagógicas e didáticas para o ensino e a aprendizagem constitui o eixo desse projeto interdisciplinar.
Com isso, os licenciandos tiveram a oportunidade de conhecer o campo do patrimônio – pouco contemplado no currículo dos cursos de História e Geografia-  ao propor e executar ações de educação patrimonial.

Pibid: Saída de campo no Sul da Ilha. Foto: Santiago Siqueira / www.santiago.pro.br

(Grupo de alunos e professores do PIBID de Geografia e de História, em novembro de 2012, na frente da EBM Batista Pereira, foto de Santiago Alves de Siqueira).

 

EBM_Dilma_Lúcia

(Grupo de alunos e professores do PIBID de Geografia e de História, em novembro de 2012, na frente da EBM Batista Pereira, foto de Orlando Ferretti).

 

OBJETIVOS DO PROJETO INTERDISCIPLINAR

  • Proporcionar aos estudantes das licenciaturas em História e Geografia experiências de iniciação à docência a partir de múltiplas atividades interdisciplinares de ensino e pesquisa.
  • Propor e executar ações de Educação Patrimonial, tanto aquelas relacionadas aos conhecimentos históricos e geográficos quanto as que mobilizam práticas interdisciplinares para investigação de temáticas locais e regionais.
  • Desenvolver pesquisas sobre a ocupação e a transformação do espaço onde estão localizados as escolas.
  • Produzir materiais didáticos para o uso nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, tematizando a história e o espaço local de forma a construir conhecimentos significativos para os alunos

 

PESQUISAS REALIZADAS PELOS ESTUDANTES

Todas as atividades de pesquisa foram orientadas pelos professores Coordenadores: Orlando Ferretti (Geografia), Mônica Martins da Silva e Andréa Ferreira Delgado (História)
Professores Supervisores da Escola Básica: Municipal Batista Pereira: Santiago Alves de Siqueira e Ricardo Pinho

Professores Supervisores da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos: Daniela Sbravatti e Filipe B. Maciel.

Banners com Atividade realizadas em 2012 e 2013.

Apresentação do Projeto Interdisciplinar Geografia e História

Atividades na EBM. Batista Pereira

Atividades na EBM. Professora Dilma Lúcia dos Santos

ATIVIDADES DE PESQUISA DA PRIMEIRA FASE (outubro de 2012 a junho de 2013)

CARACTERIZAÇÃO DOS(AS) FUNCIONÁRIOS(AS) E CONDIÇÕES DE TRABALHO NA E.B.M. BATISTA PEREIRA. Acadêmicas: Mariana Maragno Reinheimer (Geografia) e Valéria
Gontarczyk (História).

Diagnóstico sócio-cultural dos alunos e alunas da Escola E.B.M. Batista Pereira. Acadêmicas: Lívia Correa Crispim (Geografia) e Suellen de Souza Lemonje (História).

 

 

SEGUNDA PROJETO PIBID GEOGRAFIA  (junho de 2013 a dezembro de 2013): O  CADERNO GEOGRÁFICO.

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CADERNO GEOGRÁFICO CONTEXTUALIZANDO A REALIDADE LOCAL DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BATISTA PEREIRA E ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PROFª. DILMA LÚCIA DOS SANTOS, FLORIANÓPOLIS/SC.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (PIBID – Geografia/UFSC) iniciou no segundo semestre de 2012. Foram selecionadas duas escolas: Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, situada na localidade da Armação do Pântano do Sul; e Escola Básica Municipal Batista Pereira, situada na localidade do Ribeirão da Ilha. Ambas as escolas estão localizadas no município de Florianópolis.

Considerando que um dos papéis da Geografia é fazer com que os alunos olhem para o mundo e consigam compreender as relações e implicações com o seu lugar, o processo de ensino-aprendizagem de Geografia deve se dar a partir do cotidiano. Assim, apoiado no Artigo 26° da LDBEN, juntamente com a percepção da ausência de material adequado aos alunos que englobe a escala local, optou-se pela construção de um material didático que caracterize, com enfoque geográfico, o entorno da escola.

O Caderno foi construído para ser utilizado nas aulas de Geografia e por outras disciplinas. A produção desse material didático foi desenvolvido no segundo semestre de 2013, tendo os seguintes objetivos específicos: a apresentação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina; discussão acerca da importância dos materiais didáticos de escala local no ensino de Geografia; caracterização da E.B.M. Batista Pereira e da E.B.M. Dilma Lúcia dos Santos e seus entornos.

Os processos metodológicos adotados foram: levantamento de bibliografias e documentos cartográficos sobre a área e voltados ao ensino de Geografia, além de saídas de campo para reconhecimento da área de estudo. Como resultado, podemos apontar o enriquecimento de material com enfoque geográfico na escola referente ao seu entorno e seu uso nas aulas de Geografia e demais disciplinas.

O Caderno Geográfico ainda aguarda recursos CAPES para a publicação.

 Observando Mapa com Bolsistas PIBID no Ribeirão da Ilha

(Trabalho de campo para reconhecimento da localidade do Ribeirão da Ilha com os bolsistas da EBM. Batista Pereira. Foto: Santiago A. Siqueira, agosto de 2013).

 

Saída de Campo Geografia - Pibid 2013

(Equipe em Trabalho de campo para reconhecimento da localidade do Ribeirão da Ilha com os bolsistas da EBM. Batista Pereira. Foto: Santiago A. Siqueira, agosto de 2013).

 

Saída de Campo Geografia - Pibid 2013

(Equipe em Trabalho de campo, tentando entender a cartografia do sul da Ilha de Santa Catarina Bolsistas da EBM. Batista Pereira. Foto: Santiago A. Siqueira, agosto de 2013).