Participação dos bolsistas em evento Interfaces, na FURG de Rio Grande

16/10/2017 18:44

Nota de participação dos e das bolsistas PIBID no V Seminário Interfaces

Grupo PIBID Geografia UFSC, com os bolsistas, os professores e integrantes da Mesa 1 – “O desafio e a arte de (con)viver na Cidade”. Da esquerda para direita: Bolsista Jonny Moraes, bolsista Mateus Garcia, bolsista Bárbara Eberhardt, bolsista Renata Bruckmann, professor Marcio Marchi (Aplicação), professora Cláudia Pires (UFRGS), professora Ivana Lopes (FURG) e professor Orlando Ferretti (UFSC).

 

Com a finalidade de debater e trocar conhecimentos entre as mais variadas licenciaturas, o V Seminário Interfaces Pedagógicas aconteceu entre os dias 22, 23 e 24 de agosto de 2017, na Universidade Federal do Rio Grande – FURG/RS, com o tema “Cidade e Escola: Formação, Transformação e Cidadania”. Essa temática atravessa diretamente os trabalhos desenvolvidos pelos pibidianos de Geografia UFSC, no Colégio de Aplicação.

Afim de conhecer outras licenciaturas participantes do evento, e entendendo a importância de projetos alternativos para aprendizagem nas instituições de ensino e/ou nas comunidades, o grupo PIBID Geografia da UFSC participou de mesas, minicursos e cirandas que atravessaram o encontro. O diálogo foi sempre em relação a um cotidiano de ensino e aprendizagem com a cidade. Foram publicados três trabalhos dos bolsistas do PIBID no evento que estarão disponível na página https://seminariofurg.wixsite.com/interfaces5.

Nesse sentido, através de uma análise educacional e geográfica, foi interessante e importante perceber as perspectivas que outras licenciaturas tem se dedicado a debater o conceito de cidade e como ele vem se desdobrando das mais variadas formas tanto nas escolas quanto nas universidades. O encontro proporcionou vermos isso não só de maneira teórica, mas de fato prática, quando coloca professores da rede de ensino público e privada, assim como professores de universidades federais, estaduais e privadas também e estudantes das mais variadas instituições em um único diálogo.

Além disso, a programação do evento contou com diversas atrações culturais que deram um tom leve e prazeroso durante os dias. Apresentações teatrais, musicais, circense, cinematográfico e entre outras foram complementares para esse diálogo entre às licenciaturas e a cidade.

Texto Renata Bruckmann