Possivel corte nas bolsas PIBID

23/06/2015 16:38

Aos PIBIDIANOS E A TODOS ALUNOS E PROFESSORES DA(S) LICENCIATURAS, LEIAM COM ATENÇÃO A MENSAGEM SOBRE CORTES NO PIBID:

Colegas,

Hoje, dia 22/06/15, realizamos a IV Reunião do Diretório Nacional do Forpibid, com a presença da diretoria, Coordenações Regionais e Estaduais do Fórum e com a participação do Professor Helder da Silveira, via webconferência. A situação do Pibid é grave. O corte do MEC foi da ordem de 9 bilhões e 4 milhões de reais. A CAPES arcou com a perda de 750 milhões de reais – que serão distribuídos entre as suas diretorias. O PARFOR já foi totalmente suspenso para novas atividades em 2015.

O melhor cenário apresentado para o PIBID foi de um corte na ordem de 50% das bolsas do PIBID, começando a partir de Julho. Segundo Helder, o corte pode ainda chegar a 75 ou 90%, até o final de 2015. A operacionalização dos cortes ainda não foi decidida: critérios dos cortes, prazos etc.

Embora, estejamos esperando mais notícias, entendemos que a nossa mobilização é fundamental, no sentido de diminuir os impactos do ajuste fiscal no PIBID. Assim, estabelecemos as seguintes ações emergenciais:

1-     Informação da situação a todo coletivo de bolsistas PIBID/CAPES nas instituições (bolsistas de iniciação à docência e supervisão);

2-     Reunião emergencial do Forpibid estadual – com todos os coordenadores institucionais dos estados. Pode ser via webconferência;

3-     Assinatura de Carta Aberta por todos os bolsistas PIBID (com o prazo de duas semanas para recolhimento das assinaturas), a ser apresentada ao Ministro, ao presidente da CAPES e à Diretoria Executiva da CAPES no dia 06/07/15;

4-     Pedir manifestação pública de apoio a parlamentares e coletivos (ANDIFES, REITORES, PRO-REITORES, SECRETÁRIOS ETC);

5-     Ações paralelas: a) levantamento de números que materializem diminuição na evasão nas licenciaturas, a melhoria do IDEB nas Escolas Parceiras e outros números que expressem a efetiva valorização da docência através do Programa; b) depoimentos gravados de gestores das Escolas Parceiras, ex-bolsistas, bolsistas a ser colocado em uma plataforma do FORPIBID, notícias sobre a mobilização postadas no Facebook, acesso em https://www.facebook.com/groups/1600686786872263/

Solicitamos que essa mensagem seja divulgada em cada instituição.

Contamos com o apoio de todos!

Att.

Forpibid

Trabalho de Campo em Itá

22/06/2015 19:48

Nota sobre participação em trabalho de campo – Itá/SC.

A saída de campo para Itá, em Santa Catarina, foi uma atividade realizada pelo projeto “Pés na Estrada do Conhecimento”, o qual o PIBID de Geografia participa. A atividade constitui Ensino, Pesquisa e Extensão com o objetivo de estimular as práticas de pesquisa no campo. Nesse caso, foi através da disciplina de Iniciação Científica (9º ano do ensino fundamental) do Colégio Aplicação da UFSC, onde acompanhamos os orientandos de Geografia do Professor Leonardo Valenza.

Nos dias 31/05 a 04/06, fomos às cidades de Abdon Batista, Capinzal, Erechim, Aratiba e Itá para nos aproximar mais da realidade de quem viveu e vive com as consequências das obras da Usina Hidrelétrica de Itá, bem como os impactos sócio econômicos e ambientais dessa região.

Visita_ItáAlunos do Colégio de Aplicação da UFSC, do projeto “Pés na Estrada” em visita a hidrelétrica de Itá.

Foto: Leonardo Valenza.

Nessa perspectiva, buscamos nos envolver com os trabalhos dos alunos, e auxiliamos o processo de orientação que tratam de temas pertinentes à geografia como compensação ambiental, formas de energias e impactos socioambientais. Participamos de todo processo de construção do trabalho junto aos orientados do professor Leonardo, o que foi muito válido pois nos ajudou a orientar e trabalhar com os alunos na elaboração do projeto de pesquisa.

entrevista_moradorEntrevista a representante do Movimento Atingidos por Barragens (MAB), feita por alunos do 9º ano do Colégio de Aplicação da UFSC, em trabalho de campo em Itá.

Foto: Leonardo Valenza.

No campo os alunos conseguiram materializar essa pesquisa, tendo a oportunidade de conhecer o MAB (Movimento Atingidos por Barragens), assim como conhecer também a cooperativa de energia sustentável, que atua de uma forma menos impactante. O foco era a visita à Usina Hidrelétrica de Itá, onde foi possível entender a perspectiva não só operacional, mas também a funcionalidade da usina como um todo, principalmente nos impactos que trouxe para a cidade e para a região. Contudo, o campo com os alunos dos foi uma oportunidade de aprender, ensinar e compartilhar experiências.

Participaram do campo os academicos do PIBID Filipe Giovani e Renata Bruckmann. A orientação em sala na disciplina, contou também com a academica Bárbara Cibele de Cezaro Eberhardt.