Subprojeto Geografia nos anos 2012 e 2013
Equipe participante do PIBID de Geografia 2012.
Coordenador do Subprojeto, Prof. Orlando Ferretti (MEN/CED/UFSC).
Supervisão do prof. Santiago Alves de Siqueira, Escola Básica Municipal Batista Pereira.
Supervisão do prof. Filipe Bogucheski Maciel, Escola Básica Municipal Dilma Lucia dos Santos.
Estudantes:
Bruno Montibeller
Elisa Gomes Prestes
Fernando Bigi Makansi
Jefferson da Rosa.
João Ricardo Goulart Eller
Lívia Corrêa Crispim.
Lorran Adão Cesarino da Rosa
Mariana Maragno Reinheimer.
Natália Cristina Wiederkehr
Thiago Henrique de Castro Silva.
.PRIMEIRO PROJETO PIBID GEOGRAFIA (outubro de 2012 a junho de 2013): UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR COM A HISTÓRIA.
O projeto interdisciplinar elaborado para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID relaciona a formação de professores de História e de Geografia com a Educação Patrimonial. Os bolsistas de iniciação à docência realizaram investigações de temáticas relacionadas com o patrimônio cultural e ambiental nas localidades da Armação e Ribeirão da Ilha visando a produção de materiais didáticos que associem tempo, espaço, paisagens e culturas para a construção de conhecimentos escolares que dialoguem com problemáticas e questões do cotidiano dos alunos de duas escolas: Escola Básica Municipal Professora Dilma Lúcia dos Santos e Escola Básica Municipal Batista Pereira.
(Localização das escolas participantes do PIBID de Geografia e de História em 2012 e 2013).
Essa experiência possibilitou a inter-relação no processo de iniciação à docência dos estudantes entre a aprendizagem teórica dos conhecimentos históricos e geográficos e a prática pedagógica de operar com o conhecimento escolar das disciplinas de História e Geografia.
Agenciar o patrimônio cultural e ambiental para planejar, organizar e sistematizar múltiplas estratégias pedagógicas e didáticas para o ensino e a aprendizagem constitui o eixo desse projeto interdisciplinar.
Com isso, os licenciandos tiveram a oportunidade de conhecer o campo do patrimônio – pouco contemplado no currículo dos cursos de História e Geografia- ao propor e executar ações de educação patrimonial.
Grupo de alunos e professores do PIBID de Geografia e de História, em novembro de 2012, na frente da EBM Batista Pereira, foto de Santiago Alves de Siqueira.
Grupo de alunos e professores do PIBID de Geografia e de História, em novembro de 2012, na frente da EBM Batista Pereira, foto de Orlando Ferretti.
OBJETIVOS DO PROJETO INTERDISCIPLINAR
- Proporcionar aos estudantes das licenciaturas em História e Geografia experiências de iniciação à docência a partir de múltiplas atividades interdisciplinares de ensino e pesquisa.
- Propor e executar ações de Educação Patrimonial, tanto aquelas relacionadas aos conhecimentos históricos e geográficos quanto as que mobilizam práticas interdisciplinares para investigação de temáticas locais e regionais.
- Desenvolver pesquisas sobre a ocupação e a transformação do espaço onde estão localizados as escolas.
- Produzir materiais didáticos para o uso nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, tematizando a história e o espaço local de forma a construir conhecimentos significativos para os alunos
PESQUISAS REALIZADAS PELOS ESTUDANTES
Todas as atividades de pesquisa foram orientadas pelos professores Coordenadores: Orlando Ferretti (Geografia), Mônica Martins da Silva e Andréa Ferreira Delgado (História)
Professores Supervisores da Escola Básica: Municipal Batista Pereira: Santiago Alves de Siqueira e Ricardo Pinho
Professores Supervisores da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos: Daniela Sbravatti e Filipe B. Maciel.
Banners com Atividade realizadas em 2012 e 2013.
Apresentação do Projeto Interdisciplinar Geografia e História
Atividades na EBM. Batista Pereira
Atividades na EBM. Professora Dilma Lúcia dos Santos
ATIVIDADES DE PESQUISA DA PRIMEIRA FASE (outubro de 2012 a junho de 2013)
CARACTERIZAÇÃO DOS(AS) FUNCIONÁRIOS(AS) E CONDIÇÕES DE TRABALHO NA E.B.M. BATISTA PEREIRA. Acadêmicas: Mariana Maragno Reinheimer (Geografia) e Valéria
Gontarczyk (História).
Diagnóstico sócio-cultural dos alunos e alunas da Escola E.B.M. Batista Pereira. Acadêmicas: Lívia Correa Crispim (Geografia) e Suellen de Souza Lemonje (História).
SEGUNDA PROJETO PIBID GEOGRAFIA (junho de 2013 a dezembro de 2013): O CADERNO GEOGRÁFICO.
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CADERNO GEOGRÁFICO CONTEXTUALIZANDO A REALIDADE LOCAL DA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BATISTA PEREIRA E ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PROFª. DILMA LÚCIA DOS SANTOS, FLORIANÓPOLIS/SC.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (PIBID – Geografia/UFSC) iniciou no segundo semestre de 2012. Foram selecionadas duas escolas: Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, situada na localidade da Armação do Pântano do Sul; e Escola Básica Municipal Batista Pereira, situada na localidade do Ribeirão da Ilha. Ambas as escolas estão localizadas no município de Florianópolis.
Considerando que um dos papéis da Geografia é fazer com que os alunos olhem para o mundo e consigam compreender as relações e implicações com o seu lugar, o processo de ensino aprendizagem de Geografia deve se dar a partir do cotidiano. Assim, apoiado no Artigo 26° da LDBEN, juntamente com a percepção da ausência de material adequado aos alunos que englobe a escala local, optou-se pela construção de um material didático que caracterize, com enfoque geográfico, o entorno da escola.
O Caderno foi construído para ser utilizado nas aulas de Geografia e por outras disciplinas. A produção desse material didático foi desenvolvido no segundo semestre de 2013, tendo os seguintes objetivos específicos: a apresentação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina; discussão acerca da importância dos materiais didáticos de escala local no ensino de Geografia; caracterização da E.B.M. Batista Pereira e da E.B.M. Dilma Lúcia dos Santos e seus entornos.
Os processos metodológicos adotados foram: levantamento de bibliografias e documentos cartográficos sobre a área e voltados ao ensino de Geografia, além de saídas de campo para reconhecimento da área de estudo. Como resultado, podemos apontar o enriquecimento de material com enfoque geográfico na escola referente ao seu entorno e seu uso nas aulas de Geografia e demais disciplinas.
O Caderno Geográfico não recebeu recursos CAPES para a publicação.
(Trabalho de campo para reconhecimento da localidade do Ribeirão da Ilha com os bolsistas da EBM. Batista Pereira. Foto: Santiago A. Siqueira, agosto de 2013).
Equipe em Trabalho de campo para reconhecimento da localidade do Ribeirão da Ilha com os bolsistas da EBM Batista Pereira. Da direita para a esquerda: Prof. Orlando Ferretti (UFSC), bolsistas João Ricardo Goulart Eller, Lívia Corrêa Crispim, Mariana Maragno Reinheimer e Thiago Henrique de Castro Silva, e o Prof. Santiago Siqueira. Foto: Santiago A. Siqueira, agosto de 2013).
Thiago e Lívia, observando a cartografia do sul da Ilha de Santa Catarina Bolsistas da EBM. Batista Pereira. Foto: Santiago A. Siqueira, agosto de 2013).
Painel PIBID Batista Pereira v.3